10
set
06

Casamento

Logo que cheguei ao Brasil fui para o Rio de Janeiro. Casamento de um amigo irmão, ou irmão espiritual pra usar um termo que ele gosta. Ele me ensina com a convivencia a ser transparente e a não perder a oportunidade de falar o que se sente. Há tempos que eu precisava dessa lição.

Voltando ao casório, tenho que confessar que mudei bastante minha concepção sobre o matrimonio depois do que vi no Rio. Felizmente não tenho namorada, caso tivesse acho que já teria pelo menos noivado.

Hoje em dia, casar antes dos 30 é um grande tabu. Antigamente se alguem passasse dos 30 sem casar seria taxado de titio, hoje é tido como maluco ou inconsequente.

Verdade seja dita: a maioria dos meus amigos que casaram antes dos 30 se separaram antes de 2 anos de casamento. Poucos casos de sucesso. Contudo os protagonistas desses casos de sucesso aparentemente são muito felizes! Perguntem a eles se valeu a pena? Perguntem aos que se separaram se valeu a pena tentar? Acho que a resposta será sempre positiva.

Pra mim está cada vez mais claro que mais do que a certeza da eternidade juntos, o casal precisa ter a certeza de que quer uma eternidade juntos. O que são coisas muito diferentes. O primeiro carrega uma responsabilidade e um peso que acho que ninguém em sã consciencia assina em baixo hoje em dia. O segundo é mais leve no sentido de que permite uma tentativa que não deixa de ser pretenciosa, mas que não “aprisiona”.

O futuro da instituição casamento está intimamente ligado ao mesmo veneno que a ameaça. A mesma desencançao que tirou a seriadade do casamento, na medida certa pode livrar o casal das pressões do compromisso “até que a morte os separe”.

Anúncios

0 Responses to “Casamento”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


pedro:

colunas

www.pedrotourinho.me

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: