21
nov
06

preguiça


Esse ultimo final de semana não fiz praticamente nada de útil. Minto. No sábado pela manhã fui até Itinga ver um trio elétrico que nos interessa para o carnaval. Fora isso mais nada. A cidade inteira estava num evento na paralela e eu em casa.

No domingo foi a mesma coisa. Acordei 11hs e não fiz mais nada. Minto. Aproveitei a tranquilidade e no final da tarde fui até o escritorio adiantar umas planilhas. Depois passei na Blockbuster e peguei dois filmes fáceis – O retorno de Superman e Missão Impossível III.

Interessante que foi nesse clima de preguiça que adiantei a leitura de uns livros e que escrevi alguns posts atrasados para o blog. Comecei a refletir sobre a preguiça enquanto a exercitava.

Resolvi defender a preguiça. Primeiro que preguiça não é tensão, por outra, é a falta dela. Segundo que se há uma coisa que me move a escrever, produzir, criar e trabalhar não é outra coisa senão o ócio.

É aí que as idéias são formadas, que o imaginário corre solto. É a digestão do cérebro, retro-alimentação do intelecto, uma arena de debates e batalhas silenciosas. Tudo que é construido na vida, antes foi a realizado em outra dimensão. O relaxamento sem culpa é a porta de entrada para essa dimensão.

Fazer, fazer, fazer! Isso é besteira. Importante é realizar. E o realizar vai muito além da visão fordista de trabalho que ainda teima a nos assombrar. Quando a humanidade se libertar dessas convenções (algemas) sociais, quando parar de viver como se todos fossem operários de fábricas do século XVIII, aí sim talvez tenhamos alguma chance de passar para um outro estágio de desenvolvimento humano.

Anúncios

0 Responses to “preguiça”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


pedro:

colunas

www.pedrotourinho.me

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: