26
jun
07

Amigos, Amores e Eternidade.

Esta ultima semana tive uma necessidade absurda de escrever sobre amizade e amigos, registrar o que sinto e de alguma forma homenagear-los. Foi um momento muito louco… eram pirações descontroladas, não tinha inspiração – havia ali somente a necessidade.

Entrei no blog e começei a escrever.

Geralmente produzo o texto na ordem certa, começando pelo começo. Desta vez não consegui e escrevi dezenas de frases ventias na tentativa de, como num quebra-cabeça, colocar o pensamento em ordem. A emoção era grande e não sabia o porquê. Como numa terapia intuitiva, regressei a minha infância com frases certeiras e avancei até os dias de hoje com versos intensos. Estava difícil colocar ordem em textos que eram frutos de um impulso.

(Cheguei a publicar algumas das estrofes no blog, mas tenho que confessar que por falta de talento para poesia, ou na melhor das hipóteses pela falta de contexto, achei meio infame e resolvi tirar do ar – quem tiver interesse em ver se manifeste que eu mando)

Agora, já com a cabeça mais em ordem, e na prosa, que é a minha praia, arrisco-me nesse tema e escrevo.

Os amigos são a base de tudo que somos, de tudo que fomos e de tudo que queremos ser. Junto com a família – escolhida por Deus – são as duas metades da nossa história. A diferença é que de uma forma ou de outra os amigos são escolhidos por nós mesmos e pela sincronicidade.

Vinícius disse certa vez que “poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os seus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os seus amigos.” Palavras de um homem que teve tantos amores quanto amigos.

Apesar de não te amado tanto quanto Vinícius, o compreendo. A mulher amada só é viável se antes for também a melhor amiga. “Meu melhor amigo é o meu amor” disse também os Tribalistas. A amizade é mais difícil de ser reconhecida, pois não há ali o impulso do tesão, porém é mais tranqüila na sua longevidade por não carregar a tensão do sexo. “O amigo é um momento de eternidade”, escreveu Nelson rodrigues.

Não há amor sem amizade, e digo mais: amizade é também amor.

Recorro aos gregos. Recentemente ouvi de um filosofo que os gregos antigos diziam que há 3 tipos de amores: o amor eros – o amor entre o homem e a mulher, passional, carnal, reciproco e condicional, pois espera-se sempre a mesma paixão, compromisso e afeto do outro lado da cama; o amor fileo – amor entre familiares, amigos e irmãos – é recíproco, sincero, bi lateral, de agradecimento – gratidão; e o amor caritás – que é o amor incondicional, de pai e filho, de mestre e aluno, quando não se espera nada em troca.

Tenho por meus amigos-irmãos e irmãos-amigos o mais sincero amor. Parafraseando um amigo-irmão, dependo deles como dependo do ar que respiro. E devo a eles tudo de bom que tem acontecido comigo e todas as transformações positivas na minha vida. São eles que nos puxam para a realidade ao mesmo tempo que nos dão segurança para voar. Muda-se de emprego, de mulher, de cidade… mas o grande amigo está sempre ali, dividindo recordações, construindo novas histórias e nos lembrando que tudo faz parte de um plano superior, que começou quando demos o primeiro passo, quando falamos a primeira palavra.

Amigos são para a vida inteira, e isso nunca ficou tão claro. Preservo-os como quem guarda um tesouro, como quem protege um filho. Celebro-os correndo o risco de cair no ridículo.

E sigo cada vez mais forte, pois sei que não estou só.

Anúncios

1 Response to “Amigos, Amores e Eternidade.”


  1. 1 Anonymous
    setembro 2, 2008 às 1:57 am

    …” Amor é prosa
    Sexo é poesia…
    Amor é para sempre
    Sexo também
    Sexo é do bom
    Amor é do bem…
    Amor sem sexo
    É amizade
    Sexo sem amor
    É vontade…
    Sexo vem dos outros
    E vai embora
    Amor vem de nós
    E demora…”…

    Amor e Sexo

    Composição: Rita Lee / Roberto de Carvalho / Arnaldo Jabor


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


pedro:

colunas

www.pedrotourinho.me

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: