28
set
07

Teaser


Estou trabalhando na tradução de um texto fantástico de Vargas Llosa sobre a amizade entre Van Gogh e Gauguin.

é um tema muito interessante.

primeiro porque trata com a devida profundidade um assunto que foi reduzido pelo baixo clero intelectual à uma fofoquinha gls. A relação entre Gauguin e Van Gogh. Ora, esta claro que havia uma relação passional entre aqueles dois amigos, como existiu entre Paul Macartney e John Lennon, entre Paulo Coelho e Raul Seixas. Daí a transformar isso em romance já é um pouco demais.

a sociedade muitas vezes é incapaz de acompanhar a intensidade emocional que uma troca entre pessoas geniais que se admiram pode alcançar. é tesao sim, mas é tesão em relação ao que pode ser criado a partir daquela parceria. é tesão pela emoçao estética. No fim a relação as vezes fica tão intensa que passa a se tornar insustentável – inviável. Dai cortam-se orelhas e destroem-se parcerias. o grande desafio entre pessoas geniais que se admiram e que trabalham juntos é manter um mínimo de equilíbrio no caos criativo e social.

a outra grande coisa desse trabalho é a experiência em traduzir. Sempre vi o ato de traduzir como um dos mais difíceis – uma arte como qualquer outra. tenho uma tradução de fausto de goethe em casa que é simplesmente inacreditável. como traduzir um poema tão extenso e completo do alemão para o português mantendo a rima, mantendo a métrica, mantendo a profundidade. Não tenho a pretensão de fazer uma tradução perfeita de vargas llosa, até porque nem espanhol eu tenho para isso, será mais uma livre tradução de um texto sobre um tema que domino. Acho que vai ficar interessante.

enfim, como a vida anda bem atribulada, devo demorar mais uns dias para finalizar a tradução, assim que terminar a publico no blog!

Anúncios

0 Responses to “Teaser”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


pedro:

  • Vou-me embora para Bahia, terra onde o mercúrio retrógrado não faz a menor diferença. 1 hour ago

colunas

www.pedrotourinho.me

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: