10
out
08

pinguins e moquecas

pingüins invadiram salvador.

sério. sei que parece piada mais é verdade. não sei ao certo quando começaram a chegar, sei que chegaram aos montes. não dezenas, mas centenas – quase milhares.

os moradores de itapuan, na sua receptividade exacerbada, já nos primeiros dois dias da invasão esvaziavam seus refrigeradores para alojar as aves desengonçadas, que paradoxalmente em pouco tempo morriam congeladas.

em villas, algumas crianças pegaram para criar como animais de estimação, e passeavem entre as barracas de praias com os bichinhos na coleira. as beatas de madredeus já congelavam a sua carne vermelha para a semana santa de 2009, afinal, de certa forma o pinguim pode ser interpretado como peixe.

em jauá, terra que não respeita a privacidade nem das tartarugas, uma churrascaria colocou as criaturas em exposição no parque infantil. no mercado do peixe a famosa baiana não pensou duas vezes e lançou em primeira mão a moqueca de pinguim.

enfim, diferente dos demais turístas que vêem a bahia, os pinguins se deram mal.

eu pessoalmente nunca tinha visto um pingüim na minha vida. nem em zoológico, vagamente em filmes. nunca gostei de pinguins – parei de usar os tremas – nem em filmes. minto. o pinguim de batman era o máximo. era dany de vito.

enfim, estava eu no yatch clube da bahia, flutuando a caminho do flutuador, quando aparece uma criatura que a priori me pareceu um pato. um pato preto. como há uma diferença grande entre pato preto e cisne negro, e nenhum deles navega em água salgada, já ciente das histórias fantásticas, conclui que ao meu lado estava um pinguim.

ele olhou para mim e fingiu que não viu.

olhei para ele e sorri. nada feliz e mal sabe que escapou de virar moqueca no mercado do peixe…

Anúncios

0 Responses to “pinguins e moquecas”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


pedro:

colunas

www.pedrotourinho.me

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: